Código de Conduta


A BIMunicípios adota e recomenda que editores, autores e avaliadores sigam as diretrizes estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Qualquer suspeita de plágio ou má conduta deve ser reportada ao escritório da revista para investigação. Quando necessário, serão publicadas declarações de preocupação, erratas ou retratações.

A seguir, apresentamos os princípios fundamentais que autores, avaliadores e editores devem aderir ao submeter ou avaliar artigos para a BIMunicípios.

Autores
Originalidade e Propriedade Intelectual: os autores devem garantir que o texto, dados e ideias apresentados sejam originais e não infrinjam direitos de propriedade intelectual de terceiros, instituições ou trabalhos previamente publicados.
Responsabilidade: os autores listados no artigo são igualmente responsáveis pelo conteúdo submetido e devem colaborar com solicitações de informações adicionais para eventuais investigações.
Autorização dos Co-Autores: o autor correspondente deve obter a autorização escrita de todos os co-autores. Apenas aqueles que contribuíram significativamente para a pesquisa e redação devem ser incluídos na lista de autores, enquanto outros colaboradores devem ser mencionados na seção de agradecimentos.
Conflitos de Interesses: todos os potenciais conflitos de interesse, sejam financeiros, profissionais ou pessoais, devem ser declarados separadamente para cada autor.
Financiamento: todas as fontes de financiamento devem ser claramente informadas, incluindo o nome do órgão e o número do processo.

Avaliadores
Suspeitas de Má Conduta: notificar a coordenação técnica e científica imediatamente sobre qualquer suspeita de plágio ou má conduta. Imparcialidade: avaliar os manuscritos de forma imparcial, sem influências ou preconceitos. Ao enviar uma avaliação, descrever claramente quaisquer conflitos de interesse potenciais.
Aceitação e Prazo: manifestar prontamente a aceitação ou recusa para realizar a avaliação e entregar o parecer dentro do prazo estabelecido. Sigilo e Rigor Ético: realizar a avaliação sem ajuda externa, não compartilhar o texto ou dados com terceiros e manter total sigilo até a publicação do trabalho. Não utilizar as informações para pesquisa própria.

Editores
Conflitos de Interesse: avaliar e garantir que os conflitos de interesse declarados pelos autores sejam publicados. Quando o editor submeter um manuscrito, garantir que ele seja processado por outro editor.
Detecção de Plágio: promover o uso de ferramentas de detecção de plágio e garantir que sejam utilizadas adequadamente.
Imparcialidade na Avaliação: assegurar que a avaliação por pares seja justa e mantenha o anonimato entre autores e revisores.
Diretrizes do COPE: seguir as diretrizes do COPE em todos os casos de suspeita de má conduta ou falta de ética, buscando informações adicionais e tomando as ações necessárias, como publicações de declarações de preocupação, erratas ou retratações.