Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos à BIMunicípios é caracterizado pelo sistema Double Blind Review (revisão duplo-cega) e compreende as etapas seguintes:

1. Avaliação área temática: realizada pela equipe editorial, consiste na análise dos artigos recebidos quanto a sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial de contribuição. Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão. O prazo para esta avaliação pode ser de até trinta dias.

2. Avaliação do conteúdo: realizada por dois avaliadores, consiste na análise da relevância do tema proposto, a redação, o encadeamento lógico do artigo, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. O prazo para retorno dos avaliadores poderá ser de até sessenta dias e, ao término, os autores são comunicados sobre a decisão. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores um prazo de quinze dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.

3. Editoração e Diagramação: após a conclusão das etapas anteriores, os artigos serão encaminhados para a editoração e diagramação em conformidade com as normas adotadas pela revista. Os autores serão comunicados para verificação do material final antes da publicação. A conclusão desse processo não implica publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

4. Publicação: os autores serão informados sobre o número da edição em que seu artigo será publicado.